Caminhão é o 1º veículo do país sem retrovisor; veja destaques da maior feira de transportes do Brasil

Maior feira de transportes da América Latina, a Fenatran também é uma vitrine de teconologias que devem chegar às ruas em breve. O G1 esteve no evento, e mostra 4 destaques, que vão desde o caminhão mais rápido do mundo, até o lançamento de motores que rodam com etanol e gás, incluindo um inédito 4×4 “compacto”.

Muito além da inovação, a Fenatran também é uma feira de negócios — muita gente aproveita as novidades para renovar a frota. Só neste ano, é esperada uma movimentação de R$ 5 bilhões. Passando pelos estandes, é bastante normal encontrar caminhões com placas de “vendido”.

Caminhão mais rápido do mundo é exibido em feira em São Paulo

Volvo Iron Knight — Foto: Divulgação

O caminhão mais rápido do mundo está no Brasil. O Volvo Iron Knight, ou cavaleiro de ferro, na tradução livre, estará em exposição na Fenatran, feira de transporte de cargas, até a próxima sexta-feira . O evento abre as portas para o público, no São Paulo Expo.

O Iron Knight é baseado em um caminhão de linha, o extra-pesado FH. Mas tem diversas alterações mecânicas e na carroceria. Sua potência, por exemplo, é de 2.400 cavalos, enquanto o torque é de mais de 610 kgfm. Toda essa força é gerenciada por uma transmissão automática de dupla embreagem.

Frota de autônomos é quase 4 vezes mais velha que a das empresas

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Os caminhões tratores pertencentes aos caminhoneiros têm 19,1 anos em média; já os das transportadoras, 5,1 anos

A idade média dos caminhões tratores pertencentes a caminhoneiros autônomos (19,1 anos) é quase quatro vezes maior que a da frota das empresas brasileiras (5,1 anos). Nos caminhões de 8 a 29 toneladas, a diferença da idade é o triplo: 7,9 anos para as empresas e 24,3 anos para os caminhoneiros.

Já entre os caminhões leves, de 3,5 a 7,9 toneladas, a frota nas mãos dos autônomos têm o dobro da idade (20,7 anos) na comparação com a das empresas(10,2 anos).

Na média geral dos veículos de carga, incluindo implementos, camionetes e utilitários leves, a diferença é quase o dobro, 16,9 anos para caminhoneiros e 8,6 anos para empresas.

Os números foram extraídos pela Revista Carga Pesada do anuário de 2019 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), lançado há poucos dias.

Os autônomos são responsáveis por 58% da frota dos caminhões mais leves. Eles detêm 78,6 mil dos 135 mil veículos de 3 a 7,9 toneladas. A participação dos motoristas na frota de veículos de 8 a 29 toneladas cai para 53%. São 269,9 mil caminhões nesta faixa pertencentes aos caminhoneiros. No total, são 510,5 mil.
Já entre os caminhões tratores, os autônomos têm a minoria, apenas 143,3 mil dos 485,5 mil, ou seja 30%.

 

Otimismo moderado para 2020

Embalados por uma Fenatran tida por alguns como a melhor de todos os tempos, a indústria brasileira de caminhões e os grandes frotistas projetam um 2020 mais próspero que 2019. A 22ª edição da feira, realizada de 14 a 18 de outubro em São Paulo, movimentou cerca de R$ 8,5 bilhões. Somente a Volvo anunciou negócios na casa de R$ 1 bilhão.

Os indicadores econômicos do fim do ano também adicionam otimismo ao cenário. Inflação sob controle, juros no nível mais baixo da história, desemprego em queda e aceleração do Produto Interno Bruto (PIB) são alguns deles.

O clima não é de euforia, já que o desemprego cai menos do que se deseja e a informalidade aumenta. O crescimento do País, projetado em 2,2% para 2020, também não é lá nenhuma Brastemp. Mesmo assim, já será mais que o dobro da expansão de 2019.

Ana Carolina Ferreira Jarrouge

Presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp), Ana Carolina Ferreira Jarrouge diz que o setor de maneira geral está preocupado com a situação da economia brasileira. “2019 foi um ano muito difícil. As empresas estão endividadas e com capacidade reduzida de investimento. Mas sinto um clima de mais otimismo.”

Para ela, medidas da equipe econômica têm surtido efeito, sinalizando para investidores externos os benefícios de investirem no Brasil. “O pior já passou. É muito difícil para um empresário conduzir sua empresa num clima ruim quanto à economia.”
Na visão da advogada, 2020 será um ano melhor. “Não tanto como queríamos, mas estamos tendo uma melhora gradual. Quando a economia vai bem, o transporte também vai.”

Cláudio Adamuccio, do G10

O presidente da Transpanorama e do Grupo G10, Cláudio Adamuccio, de Maringá, faz análise parecida: 2019 foi um ano em que o setor “andou de lado”. Para 2020, ele espera crescimento. “Ficamos no zero a zero em 2019, espero que as reformas realizadas pelo governo façam efeito e a partir do ano que vem a gente possa voltar a crescer.”

Especificamente no setor de grãos, num dos quais a Transpanorama atua, o empresário não vê melhorara expressiva. “A safra deve ser 0,5% maior, mas essa expansão é absorvida pelos outros modais de transporte que estão crescendo no Brasil.

 
Scania mostra caminhão autônomo sem cabine para motorista

Caminhão autônomo sem cabine da Scania — Foto: Divulgação

A Scania apresentou nesta terça-feira (24) um conceito de caminhão autônomo sem cabine.

Chamado de AXL, ele foi pensado para operar em minas e canteiros de obras, locais mais propícios para o desenvolvimento dos autônomos, já que são ambientes com circulação controlada.

A própria Scania já testa há algum tempo caminhões autônomos. A novidade é que todos, até então, possuíam uma cabine e um motorista de prontidão, para situações de emergência.

 
Competição: Força das estradas para as pistas

Saiba como um caminhão Mercedes-Benz Actros se transforma em um veículo de competição que pode atingir 1.250 cv de potência

Olhando para a foto acima, é difícil acreditar que são o mesmo caminhão. Ou quase o mesmo. O Mercedes-Benz Actros e sua versão de pista usada na Copa Truck compartilham muito mais peças do que se imagina. Porém, ao invés do caminhão ser produzido na linha de São Bernardo do Campo/SP, o chassi, motor, câmbio e demais peças são comprados separadamente pela AM Motorsports, equipe da Copa Truck com apoio oficial da marca da estrela de três pontas. O caminhão de competição é montado na sede da equipe, peça por peça, em cima de uma balança para garantir o equilíbrio de peso em cada roda – algo primordial para um veículo de competição.

Ford lança calendário que avisa quando o caminhoneiro volta para casa

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A Ford Caminhões lançou o Calendário da Saudade, aparelho em formato de miniatura de caminhão que avisa a família quando o caminhoneiro está de volta para casa, piscando os faróis. Ele faz parte de uma campanha de valorização do cliente e dos serviços pós-venda da marca. O aparelho funciona com tecnologia WiFi e 3G/4G, conectado ao smartphone do motorista por meio de um aplicativo.

Dona da Mercedes-Benz mostra caminhão elétrico pesado com autonomia para 400 km

 
Mercedes-Benz vai contratar até 600 temporários para fábricas de caminhões

 
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Semelhante ao Euro 6, ele começa com os modelos inéditos e só no ano seguinte será exigido de todos os veículos pesados 0 km.

 
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