Pesquisa indica queda de 26% nas cargas de caminhões por coronavírus

Rodovia BR 381 em Betim, Minas Gerais 24/02/2015 REUTERS/

O Brasil registrou uma queda de 26% no volume de cargas transportadas por caminhões nos dias 23 e 24 em relação ao movimento normal antes das medidas contra o coronavírus, que determinaram o fechamento de várias empresas e serviços não essenciais, de acordo com pesquisa realizada pela associação de empresas de transporte NTC&Logística.

O levantamento, com quase 600 transportadoras, mostrou ainda queda de 29,8% no transporte de cargas fracionadas, que atendem distribuidores, lojas e supermercados; e redução de 22,9% em cargas lotação, que ocupam toda a capacidade dos veículos, demonstrando desaceleração de setores do agronegócio, do comércio geral e de grande parte da indústria.

Considerando apenas o agronegócio, segmento classificado pelo governo como essencial e isento de restrições, a queda na demanda por transporte é de 11,5%, pressionada mais por produtos perecíveis, como flores e hortaliças, uma vez que o escoamento da safra de soja tem garantido firmeza na procura por caminhões que transportam grãos, disse à Reuters o responsável pela pesquisa, Lauro Valdivia.

“Esse número inclui todos os produtos do agronegócio, não é só grãos. Inclui flores, que parou. Mas a gente sabe que o agronegócio, o transporte de grãos não parou”, afirmou.

O Brasil, maior exportador global de soja, está transportando uma safra recorde para os portos, com o mercado internacional, especialmente a China, na expectativa de fluxos constantes neste período de colheita, até porque o país asiático precisa repor estoques enquanto sua atividade industrial é retomada após a crise do coronavírus.

OUTROS SETORES

Em carga de lotação, a pesquisa apontou que maior recuo no transporte de produtos da indústria de embalagens, de 55,3%, seguida por redução na movimentação de produtos da indústria automobilística, que caiu 37,6%, em meio a férias coletivas de várias empresas.

O levantamento indicou ainda redução de 16,2% no transporte de produtos não refrigerados da indústria alimentícia, queda de 20,7% para refrigerados; e de 18,60% para comércio e supermercados.

Valdivia explicou que falta demanda para transporte da maioria dos setores, mas destacou que também há problemas de falta de pagamento, o que faz com a transportadora deixe de realizar novos serviços.

Volvo Caminhões anuncia investimentos de R$ 1 bilhão no Brasil

O grupo Volvo, responsável pela produção de caminhões, ônibus e máquinas de construção,  anunciou nesta quarta-feira, 05, um programa de investimentos da ordem de 1 bilhão de reais para o período de 2020 a 2023 no Brasil. O montante será aplicado no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

“Parte dos investimentos será direcionada para desenvolvimento de novos fornecedores da cadeia local”, afirma Wilson Lirmann, presidente do grupo Volvo na América Latina.

A Volvo é líder no segmento de caminhões pesados no país, que representa o maior volume de vendas do mercado brasileiro. Em 2019, a marca emplacou 14,5 mil unidades, alta de 58% em relação ao ano anterior.

“O segmento pesado voltou praticamente aos níveis pré-crise”, destaca Lirmann.

O recorde do mercado de caminhões no Brasil ocorreu em 2011, quando foram emplacadas 170 mil unidades. Em 2019, foram vendidos 101 mil caminhões.

Já as vendas de semipesados alcançaram 2,3 mil caminhões, avanço de 55% sobre 2018.

Segundo Lirmann, o Brasil é o segundo maior mercado de caminhões para o grupo Volvo no mundo.

A montadora tem uma fábrica na região de Curitiba, no Paraná, com 3.600 funcionários. Lá, a produção de caminhões está funcionando em dois turnos. A linha de cabines opera em três turnos.

Já a unidade de máquinas de construção está localizada na cidade de Pederneiras, no interior de São Paulo. A planta industrial tem cerca de 300 funcionários.

 
IVECO e FPT Industrial retomam a produção em Sete Lagoas (MG)

Após cerca de um mês de paralisação em virtude do avanço da pandemia de COVID-19 (Coronavírus), as fábricas da IVECO e da FPT Industrial, localizadas no complexo industrial em Sete Lagoas (MG), retomaram a produção de veículos comerciais e motores. A linha de produção de caminhões foi reativada dia 22 de abril, e a linha de motores retomou gradualmente as atividades na última semana.

Segundo as marcas pertencentes ao grupo CNH Industrial, a retomada das atividades segue rígidos padrões sanitários alinhados às orientações de governos e entidades mundiais para a contenção da circulação do vírus e garantia da saúde dos colaboradores. A rede de concessionários também segue adotando protocolos especiais de atendimento remoto na área comercial em todo o país.

Atualmente a planta de Sete Lagoas (MG) é responsável pelo desenvolvimento, produção e testes de veículos para o transporte de cargas, veículos para o transporte de passageiros, veículos de defesa e motores. Além das linhas de produção, a estrutura conta com um Campo de Provas e com um Centro de Desenvolvimento de Produto, áreas fundamentais nos planos estratégicos das marcas para desenvolver produtos pensando nas necessidades e nos diferencias de cada mercado em que atuam.

Planejada a partir dos conceitos do World Class Manufacturing (WCM), a unidade mineira é exemplo mundial de eficiência, pelo alto nível de flexibilidade produtiva. O WCM é um dos mais elevados padrões da indústria de fabricação global para o gerenciamento integrado de fábricas e processos de produção.

Scania participa de ação de apoio aos caminhoneiros

Em parceria com a concessionária Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), com as empresas como a Copagaz, Jasmine, Natura, ZEG e com o suporte do policiamento rodoviário do Estado de São Paulo, a Scania iniciou nesta semana a participação em uma importante campanha de apoio aos caminhoneiros brasileiros.

Com objetivo de auxiliar os profissionais do volante que seguem trabalhando de forma incansável em meio a pandemia de COVID-19 (Coronavírus), as empresas se uniram em uma ação solidária e transformaram o pátio de descanso da Ecovias e um importante ponto de apoio e atendimento aos caminhoneiros que circulam pela Rodovia Anchieta em direção ao Porto de Santos.
 
Localizada no km 40 da rodovia, a estrutura que irá operar até o dia 23 de maio, conta com uma capacidade para atender até 30 mil caminhoneiros. A ação solidária inclui a distribuição de marmitas, entrega de kits lanches e de kits de higiene, contendo sabonete, álcool gel, luvas e máscaras de proteção, e doação de alimentos não perecíveis.
 
De acordo com a Ecovias, as atividades no local ocorrem diariamente das 11h às 20h, com apoio da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Já a entrega dos marmitex, fornecidos por restaurantes da região, ocorre das 11h às 14h. A expectativa das empresas participantes é de fornecer cerca de 500 refeições e 500 kits higiênicos por dia.
 
Drive Thru do Bem
Com apoio do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo, a ação solidária conta ainda com a arrecadação de alimentos não perecíveis no Posto Policial do km 10 da via Anchieta. Neste local, os motoristas poderão deixar doações, que serão direcionadas aos motoristas que estiverem no pátio após as 18h, período em que a aquisição de alimentos é mais difícil.

Fonte: O Carreteiro

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A interrupção dos negócios causada pela pandemia de COVID-19 (Coronavírus) atingiu o mercado brasileiro de implementos rodoviários e interrompeu o crescimento registrado no primeiro bimestre de 2020. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), no primeiro trimestre do ano, 25.351 implementos rodoviários foram emplacados em todo o Brasil, leve queda de 0,77% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram comercializadas 25.547 unidades.

Bolsonaro afirma que não prevê estender auxílio emergencial para caminhoneiros

O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira, 27 de abril, que não está previsto a extensão do auxílio emergencial de R$ 600,00, a novas categorias, como por exemplo, profissionais ligados ao transporte, incluindo caminhoneiros autônomos. A declaração foi dada na saída de uma reunião no Palácio da Alvorada.

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Contêineres da Truckvan serão usados no diagnóstico de Coronavírus

Como o objetivo de ampliar o uso da tomografia no diagnóstico da Covid-19 em São Paulo e proteger as equipes médicas, a Truckvan produziu contêineres com tecnologia de ponta para Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI). Os módulos realizarão tomografia computadorizada à distância em hospitais da rede pública de São Paulo (SP) a partir da próxima semana.

Senadores aprovam extensão do auxílio emergencial de R$ 600 para caminhoneiros
 

O texto aprovado proíbe que instituições financeiras façam descontos ou compensações sobre o valor do auxílio emergencial, mesmo que o beneficiário esteja em débito com a Caixa Econômica Federal ou outra instituição responsável pelo pagamento do auxílio.

Para que os caminhoneiros e demais profissionais incluídos na proposta tenham acesso ao auxílio emergencial, é necessário agora que o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sancione o Projeto de Lei em até 15 dias.

Coronavírus: Confira 5 mudanças na legislação que beneficiam caminhoneiros
 
 

O avanço da pandemia de COVID-19 (Coronavírus) no Brasil, acarretou uma série de mudanças na legislação nacional e nos órgãos públicos, responsáveis pelo cumprimento e fiscalização de cada exigência legal.

Confira abaixo cinco mudanças em âmbito nacional, promovidas pelo Governo Federal e respectivos órgãos, e que beneficiam os caminhoneiros durante o período de quarentena:
 
1- Validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
 
2- Documentos obrigatórios de veículos
 
3- Prazos para recursos e defesas
 
4- Validade do RNTRC
 
5- Pesagem de caminhões